quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Raça de Caprinos_Maca


Maca
Antigamente, nas caatingas, não haviam cercas e era normal que os fazendeiros tentassem distinguir seus animais por cortes nas orelhas ou, então, pela coloração. Quando um proprietário utilizava um reprodutor negro, o seu vizinho utilizava um vermelho, etc. Vários agrupamentos eram estabelecidos pelo coloração, temporariamente, mas alguns deles resistiram aos tempos, como a raça Maca .
Origem:
Esse é um agrupamento com observações populares desde cerca de 1900. Dá a impressão de ser um animal que acabou de carregar um saco negro, pesado, o qual teria deixado as marcas no “vazio” do animal. O dicionário diz que “maca é um saco de couro para roupa, que se amarra à garupa do animal”. A maca era muito utilizada antes do surgimento do automóvel, sendo transportada no lombo de cavalos e mulas pelos tropeiros.
A cabra Maca ainda é reconhecida na região entre Ibimirim (PE) até Serra Talhada, tendo o centro de difusão na região de Carquejo.
A cor básica é o branco-sujo, com listras negras na cara e no debrum das orelhas, além da marca negra nos flancos. É comum encontrar manchas negras pequenas no corpo. Alguns animais apresentam a tendência de escurecimento da parte inferior dos membros.
A cabra Maca foi produzida, aparentemente, sem influência da Alpina Francesa , que não existia no país no início do século XX. Havia, porém, as brancas sertanejas oriundas das Serpentinas que resultaram no tipo Moxotó . Hoje, portanto, seria muito fácil formar um rebanho de cabras do tipo Maca , seguindo esse mesmo caminho e utilizando a raça Alpina Francesa (Ver diagrama filogenético em Raça Branca Sertaneja).
Pelagem:
É de pelagem branca, branco-suja, ou creme-clara, com mancha negra sobre o lombo, descendo pelos flancos, como se fosse um capacho. Na cabeça, listras negras emolduram os olhos, podendo descer até perto das narinas. A orelha, externamente branca, apresenta um debrum (bordas) preto, inédito nas cabras oriundas do tronco da Marota, e mais o pavilhão totalmente negro. A parte inferior dos membros é negra. Em alguns animais, a parte interna das pernas também é negra, bem como a região anal.
Aptidões:
Carne e pele.
Altura média:
Fêmeas: 60-70 cm.
Machos: 65-80cm.
Peso médio:
Fêmeas: 35-45 kg.
Machos: 45-60 kg.


Revista O Berro -Editora Agropecuária tropical-
Coletânea de várias Edições

Nenhum comentário: